Banda pioneira do thrash metal encerra carreira após quatro décadas, com álbum final e turnê global programada para 2026

O Megadeth, um dos nomes mais emblemáticos do heavy metal mundial, anunciou nesta quinta-feira, 14 de agosto, que encerrará as atividades após o lançamento de seu próximo disco de estúdio e uma turnê de despedida prevista para 2026. O comunicado, publicado por Dave Mustaine, fundador, vocalista e guitarrista do grupo, destaca que este último trabalho será o décimo sétimo da carreira e sucederá “The Sick, the Dying… and the Dead!” (2022).
Mustaine explicou a decisão em nota aos fãs, afirmando que chegou o momento de se despedir “no topo”, após uma trajetória de mais de 50 milhões de discos vendidos mundialmente e apresentações por todos os continentes. Embora ainda não revele o título ou a data exata de lançamento do álbum, o líder do Megadeth reforçou que as gravações estão em andamento com o produtor Chris Rakestraw, responsável pelos dois últimos trabalhos do grupo.
A última turnê do Megadeth será extensa, com datas globais a anunciar. Dave Mustaine chamou o público para celebrar a trajetória do grupo, que iniciou em 1983, marcando gerações com discos icônicos como “Peace Sells… But Who’s Buying?” (1986) e “Rust in Peace” (1990). A formação atual traz James LoMenzo (baixo), Teemu Mäntysaari (guitarra) e Dirk Verbeuren (bateria), além do próprio Mustaine.
Reconhecido por ter revolucionado a guitarra no metal e influenciado uma geração de músicos desde que saiu do Metallica para fundar o Megadeth, Mustaine diz que o mais difícil é se despedir dos fãs. “Não fiquem tristes ou bravos, fiquem felizes. Fizemos algo juntos que provavelmente nunca mais acontecerá. Começamos um estilo musical, mudamos o mundo”, concluiu o músico.
O anúncio do último disco foi sucedido por uma contagem regressiva e uma mensagem enigmática no site da banda, culminando no convite para os fãs participarem desse capítulo final. A agenda de shows e demais informações devem ser divulgadas nos próximos meses.